Paróquia São João Evangelista de Embu das Artes-Diocese de Campo Limpo -SP

História da Comunidade São Miguel Arcanjo.

Comunidade São Miguel Arcanjo

 Rua do Ator, sem número, Chácara Maria Alice, Embu das Artes – SP

História Atual da Comunidade São Miguel Arcanjo

Paróquia São João Evangelista


Diocese de Campo Limpo - São Paulo - SP

 

                     PARÓQUIA SÃO JOÃO EVANGELISTA – DIOCESE DE CAMPO LIMPO – SÃO PAULO.

 

   Toda pessoa tem um Anjo! Enquanto a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, do bairro Isis Cristina, pertenceu à Paróquia São João Evangelista, a Divina Providência despertou o olhar dos padres para o fato que os fiéis do bairro ao lado, Chácara Maria Alice, tinham grande dificuldade de chegar à Comunidade Nossa Senhora Aparecida, apesar de os bairros serem vizinhos, devido à forma geográfica e os morros que separam os dois bairros sem acesso para atravessar de um bairro ao outro, salvo, com grandes dificuldades e a pé.

   Sob a inspiração do Espirito Santo, houve uma primeira reunião, na casa de Anita Arlinda de Souza, moradora do bairro Chácara Maria Alice, com os fiéis que vinham com dificuldades de participar das celebrações, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Este primeiro encontro deu início à Comunidade São Miguel Arcanjo que continua forte na Fé, Firme na Esperança e animada na Caridade, servindo de sinal de fé e de amor a Deus e ao próximo, mas ainda peregrinando, sem ter seu espaço construído para a celebração. Conto com você!

   Quem como Deus? Ninguém! Aquela primeira reunião encheu a todos de Fé e de Esperança e os Queridos fiéis da Chácara Maria Alice formaram a “Comunidade Espiritual”, tendo como Padroeiro e guia de toda a Igreja o Glorioso São Miguel Arcanjo. Assim, nasceu a Comunidade peregrina de São Miguel Arcanjo que tem rezado e batalhado para construir sua sede, uma capela, pois até hoje os fiéis se reúnem nas suas casas com a imagem de São Miguel, para as celebrações e a Santa Missa, que ocorre aos sábados, com muita fé e louvor.

   Mesmo sem sede própria, a Comunidade São Miguel Arcanjo tem equipes litúrgicas, catequéticas, missionárias e a participação piedosa dos fiéis que moram no bairro. A primeira Santa Missa da Comunidade São Miguel Arcanjo ocorreu em 23/02/2008, em casa de Anita Arlinda de Souza, que tão generosamente acolheu com extrema gentileza a todos os fiéis. Após essa celebração eucarística, houve uma procissão de fé com a imagem de São Miguel Arcanjo, partindo da residência de Verônica Pereira da Silva Araújo Oliveira, a qual acolheu as missas futuras, na garagem de sua casa, até hoje, na luta pela construção da capela.

   Deus sempre envia Seus Anjos para nos ajudar! No início da Comunidade peregrina de São Miguel Arcanjo, os Amados fiéis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida ajudaram zelosamente nas celebrações das missas, realizando toda a Liturgia e preparando discípulos que continuam atuantes até o presente, na Querida Comunidade São Miguel Arcanjo. Tempos depois, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida voltou a pertencer à Paróquia Cristo Ressuscitado, e a Comunidade peregrina de São Miguel Arcanjo assumiu todas as atividades.

   O número de fiéis da Querida Comunidade São Miguel ainda é pequeno, mas muito animado, dedicado e desejoso de ter um dia um lugar fixo para suas celebrações. No decorrer dos anos, apesar de todas as economias, as entradas financeiras (dízimos e ofertas) ainda são insuficientes para sustentar a comunidade e construir a capela, embora seja o sonho vivo de todos os fiéis. Com muito esforço, já existe o terreno para a construção da Comunidade São Miguel, mas faltam novos Devotos do Arcanjo, para ajudarem a construir sua capela, logo.

   Portanto, Deus colocou um Anjo à nossa frente para nos proteger! E partir de 2020, devido à Pandemia Covid-19, as igrejas foram proibidas de realizar celebrações com a participação do povo. Em seguida, por obediência aos protocolos sanitários, as comunidades foram fechadas por tempo indeterminado, as Missas foram celebradas e transmitidas via “Internet” (facebook), a fim de proteger a todos contra o mal da pandemia, que vitimou milhões.

   Portanto, a Comunidade peregrina de São Miguel Arcanjo está carente, sedenta de Deus e suplicando sua clemência com a doação de tudo o que puder, para construir um local de celebração. Ajudem-nos! Toda doação é bem-vinda! Visitem-nos! Ainda somos peregrinos e temos apenas um terreno, mas se Deus quiser, com sua ajuda, construiremos a capelinha. Sua Caridade não será esquecida! São Miguel Arcanjo te abençoa, agradece e dá em dobro.

   Enfim, nossa gratidão à Verônica e família, que acolheram a comunidade peregrina de São Miguel Arcanjo, em sua garagem há 12 anos. O terreno da futura Comunidade de São Miguel Arcanjo foi adquirido em 02/02/2021, em plena ação de graças. Os fiéis e Devotos de São Miguel fizeram a limpeza do terreno, e a Paróquia São João Evangelista, contando com a Providência e sua doação, começou a capela de São Miguel Arcanjo. Socorra-nos nesta obra de evangelização! Seja um “tijolinho”! São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate! Deus abençoe você e sua casa. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém? 

25 Anos da Paróquia São João Evangelista de Embu das Artes

PAróquia São João Evangelista
PSJE