Paróquia São João Evangelista de Embu das Artes-Diocese de Campo Limpo -SP

HISTÓRIA ATUAL DA PARÓQUIA SÃO JOÃO EVANGELISTA DIOCESE DE CAMPO LIMPO -SÃO PAULO- SP

Comunidade Matriz São João Evangelista

 Endereço: Rua Professor Mario Osassa, 19, Jardim Magali, Embu das Artes – SP. Cep: 06833-080

Fone: 4704-3487

HISTÓRIA ATUAL DA PARÓQUIA SÃO JOÃO

EVANGELISTA

DIOCESE DE CAMPO LIMPO – SÃO PAULO - SP

     A Paróquia São João Evangelista nasceu em meados de 1972, numa casa simples do Jardim Elisa, que pertencia ao casal Sebastião Aniceto de Jesus Lins e à Maria Aparecida. A partir daí, começaram as visitas do padre Jaime, pároco da Matriz Nossa Senhora do Rosário – Embu das Artes – SP, animando os moradores com os primeiros encontros comunitários do Clube de Mães, a oração do Santo Terço Mariano e a catequese familiar. Foi o princípio da comunidade. 

    Os desafios foram superados, pois andávamos através de pequenas trilhas sem iluminação elétrica e estradas sem asfaltos. Padre Jaime e a irmã Fillins animaram a comunidade a perseverar na fé e continuaram as visitas aos doentes, levando-lhes, além dos remédios, o apoio espiritual e humanitário ao pequeno rebanho que, pouco a pouco, fortalecia-se na caminhada comunitária.

     Ora, a comunidade de fiéis passou a frequentar a garagem da família Pankratz, Jardim Magali, cujo bairro recebeu o nome em homenagem à proprietária italiana do Magali. Chegaram os primeiros habitantes de vários estados e regiões para a comunidade e formaram grupos familiares. Houve rápido crescimento populacional, e a Comunidade passou a pertencer à Paróquia Todos os Santos. Nossos sonhos paroquiais cresciam cada vez mais.

     Agora, o maior desafio era, basicamente, a distância, pois havia falta de transporte público e a caminhada da comunidade até o Jardim Santa Emília era longa e todos iam a pé. Nesse momento, padre Eduardo veio auxiliar o padre Jaime nas celebrações de Páscoa e Festas Juninas. Eles providenciaram logo a compra de um terreno para a construção da futura Paróquia S. João Evangelista. 

     Antes de tudo, foi construído um pequeno salão. O bispo Dom Mauro colocou a Pedra Fundamental da futura paróquia, e a construção foi realizada através de mutirões de pessoas de todas as idades, que logo se tornaram fiéis da comunidade e perseveraram nos trabalhos comunitários até o presente. Dessa forma, a comunidade cresceu e deu frutos com novos evangelizadores. 

     Sendo assim, surgiram as primeiras catequistas, preparando a celebração do Crisma, os casamentos comunitários e batalhando nas obras. Construiu-se a creche Sociedade Amigos de Bairro, alfabetização de adultos, via Programa Mobral, e o programa água e luz para todos os moradores do Jardim Senise. Então, o primeiro salão paroquial desmoronou e voltaram os desafios.

     A partir da demolição do salão paroquial, todas as atividades pastorais eram feitas no antigo salão Pankratz. Os padres Jaime e Eduardo não deixaram desanimar as atividades evangelizadoras e sociais e logo conseguiram uma doação da Alemanha e construíram novo salão para as atividades paroquiais. Futuramente, chegaram à paróquia em construção os padres Eusébio e Osvani.

     Quando os novos padres supracitados vieram evangelizar a comunidade, ela já pertencia à Paroquia Cristo Ressuscitado – Diocese de Campo Limpo – São Paulo. O número de fiéis cresceu, o espaço tornou-se pequeno para todas as atividades pastorais e sociais, de modo que surgiu a necessidade de se construir novo espaço amplo e acolhedor para todas as celebrações. Então, foi construída a atual Paróquia São João Evangelista com doações, dízimos e ofertas de todos.

    Muitos outros presbíteros colaboraram na construção material e espiritual da Paróquia São João Evangelista, a saber: padre Carlos, padre Sérgio e padre Paulino, que incentivaram o bispo Dom Emílio a instituir a Paróquia. Padre Paulino de Castro trabalhou na paróquia em 2001; padre Roberto dos Santos, em 07/12/2007; padre Gilberto, em 11/09/2015. Padre Francisco de Sousa Araújo trabalhou como vigário de 11/07/2008 a 2010, depois retornou em 2019. 

     Enfim, o primeiro administrador e pároco da São João Evangelista foi o padre Luiz Antônio de Moraes. Ele chegou à Paróquia ainda como diácono, a partir de 27 de dezembro de 1997, e continua fiel à graça de Deus até hoje. Atualmente, a Paróquia São João Evangelista contém cinco comunidades: Santo Antônio de Pádua, Santa Bárbara, São Miguel Arcanjo, Nossa Senhora das Graças e a Matriz São João Evangelista, na rua Professor Mário Osassa, 19 – Cep: 06833-080 – Embu das Artes – SP. Sejam bem-vindos! Visitem São João Evangelista. Sua presença é motivo de grande satisfação e alegria. Assim seja!

25 Anos da Paróquia São João Evangelista de Embu das Artes

PAróquia São João Evangelista
PSJE